Curso de verão:Matemática Básica, Introdução ao Cálculo I e Introdução à Física I

19/02/2014 14:25

O Programa de Pós-Graduação em Física da UFSC (PGFSC) organizou cursos de verão concentrados de Matemática Básica, Introdução ao Cálculo I e Introdução à Física I. Haverá duas turmas para cada disciplina, todas com 60 vagas, assim distribuídas:

– 60% para alunos da UFSC, com prioridade para os calouros de 2014.1;
– 30% para candidatos inscritos e não classificados no vestibular 2014/UFSC;
– 10% para a comunidade.

As inscrições devem ser feitas pelo endereço eletrônico   http://cursos.ppgfsc.posgrad.ufsc.br/content/inscrição   até o dia 3 de março, e a divulgação da lista dos alunos selecionados para cada curso/turno será feita na página do  Curso de Verão 2014  – até o dia 6 de março. Quem não comparecer no primeiro dia de aula perderá a vaga, e os inscritos da lista de espera serão chamados.

Conteúdo dos cursos

– Matemática Básica: frações, fatoração de polinômios, potenciação, radiciação, equações, sistema de equações, gráficos, funções (domínio, imagem, tipos de funções, composta, inversa), trigonometria;

– Introdução ao Cálculo I: funções (conceito, domínio, imagem, gráfico, tipos de funções, operações com funções, exponencial, logarítmica, composta, inversa), limites de funções (laterais, indeterminações, no infinito, infinito, limites fundamentais, continuidade);

– Introdução à Física I: cinemática em uma e duas dimensões, vetores, Leis de Newton da Mecânica e suas aplicações.

Todos os cursos, que terão duração de uma semana (10 a 14 de março), são gratuitos e serão registrados como cursos de extensão, com direito a certificado – desde que haja frequência mínima de 80%. Todas as aulas serão no Centro Socioeconômico, salas 11 e 12, no campus do bairro Trindade, em Florianópolis.

Para mais informações: http://cursos.ppgfsc.posgrad.ufsc.br.