Curso de Graduação em Física é cinco estrelas no Guia de Estudantes 2015

05/09/2014 17:18

UFSC tem 24 cursos cinco estrelas no Guia do Estudante 2015

Publicado em 05/09/2014 às 12:21

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) teve 24 cursos, dos 45 avaliados, classificados com nota máxima pelo Guia do Estudante 2015 (GE), GE Profissões Vestibular 2015,  da editora Abril. A divulgação foi feita para os coordenadores dos cursos de graduação estrelados, para a reitora e para o pró-reitor de Graduação, já que o Guia só chegará às bancas no dia 10 de outubro. O GE, que realiza o ranking das melhores universidades públicas e particulares desde 2006, é uma referência para estudantes do ensino médio escolherem sua instituição de ensino. Dos 44 cursos avaliados no campus de Florianópolis e um no campus de Araranguá, 24 receberam a pontuação máxima de cinco estrelas (excelente), 16 receberam quatro estrelas (muito bom), e cinco obtiveram três estrelas (bom).

Os cursos com cinco estrelas foram: Administração, Agronomia, Ciências Biológicas, Ciências Econômicas, Direito, Educação Física, Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia de Materiais, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia Química, Engenharia Sanitária e Ambiental, Filosofia, Física, História, Jornalismo, Letras – que compreende os cursos de Secretariado Executivo em Inglês, Letras/Alemão, Letras/Espanhol, Letras/Francês, Letras/Inglês, Letras/Italiano, Letras/Libras e Letras/Português –, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Química e Serviço Social.

Os cursos com quatro estrelas foram: Arquitetura e Urbanismo, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Ciências Sociais, Design, Enfermagem, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Aquicultura, Farmácia, Geografia, Matemática, Medicina, Relações Internacionais, Sistemas de Informação e Zootecnia.

Os cursos três estrelas foram: Sistemas de Informação (Araranguá), Cinema e Audiovisual, Teatro, Oceanografia e Pedagogia.

Em relação à avaliação do Guia 2014,  os cursos de Agronomia, Educação Física, Engenharia Sanitária e Ambiental, Filosofia e Física subiram de quatro para cinco estrelas. Já os cursos de Ciências Contábeis, Ciências Sociais, Geografia, Engenharia de Aquicultura, Medicina e Psicologia – que haviam recebido cinco estrelas – obtiveram quatro nesta avaliação. Em 2014, 23 cursos receberam cinco estrelas.

O Curso de Cinema e Audiovisual permaneceu com três estrelas; o de Pedagogia, que havia recebido quatro estrelas em 2014 , obteve três nesta avaliação; e os cursos de Oceanografia, Teatro e Sistemas de Informação foram avaliados pela primeira vez.

Para participar da avaliação, o curso deve atender a quatro critérios: ter a titulação de bacharelado ou bacharelado e licenciatura; possuir uma turma formada há pelo menos um ano; ter uma ou mais turmas em andamento; ainda funcionar no próximo processo seletivo; e ser um curso presencial. Os consultores atribuem conceitos aos cursos que vão de excelente (cinco estrelas), muito bom (quatro estrelas) e bom (três estrelas), até regular, ruim e “prefiro não opinar”. Cada consultor avalia geralmente 35 cursos, baseando-se no questionário respondido pelo coordenador do curso e no conhecimento sobre aquela área de graduação. Mesmo que não se preencha o questionário, o curso passa por avaliação.